Em primiero lugar, qualquer boa obra que empreenderes, com instantíssima oração lhe hás-de pedir que a leve a bom termo.

Regra São Bento, Prólogo v. 4

Apresentamos alguns textos que foram fundamentais para nós no caminho da nossa vocação, tanto porque foram como a voz de Deus que despertou em nós o desejo de felicidade, como porque nutriram e deram voz ao amor que sentimos vivo dentro de nós.

Palavras do Papa São João Paulo II aos jovens:

É Jesus quem buscais quando sonhais a felicidade; é Ele quem vos espera quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar. É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal, a recusa de vos deixardes submergir pela mediocridade, a coragem de vos empenhardes, com humildade e perseverança, no aperfeiçoamento de vós próprios e da sociedade, tornando-a mais humana e fraterna.

Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para o seguirdes cada dia e em todas as situações.

Orações cistercienses

Oferecemos-lhe algumas orações com as quais os nossos pais, que pretendiam trazer a vida beneditina de volta à simplicidade das suas origens, se voltaram para Cristo e que nos falam sempre pela sua beleza.

Eu também Senhor Jesus,
Eu também me orgulharei de boa vontade,
se puder, da minha fraqueza
para que a Tua virtude,
Ou seja humildade,
se torne em mim perfeita.

A Tua graça é suficiente para mim,
A minha força diminui.

Pondo à frente
o pé da graça
e gradualmente retirando
o meu que é fraco,
Subirei com segurança a escada da humildade,
até que,
aderindo estritamente à verdade,
possa passar nos amplos espaços de caridade.

S. Bernardo di Chiaravalle

Jesus é mel para a boca, melodia para os ouvidos, júbilo para o coração.

Resumindo, esse nome é um remedio. Algum de nós está triste?

O nome de Jesus entra no teu coração e daí sobe à teus lábios. Assim que brilha, as nuvens dissipam-se, o sereno retorna. Alguém cometeu uma falta grave e em desespero corre para a morte? Basta-lhe invocar o nome da vida e redescobrirá o prazer de viver.

Perante este nome salvador, ninguém poderá manter a dureza habitual do coração, a apatia entorpecida, o rancor amargo ou o tédio que degrada mortalmente. Se a fonte das lágrimas secou, ​​bastará invocar Jesus, para que imediatamente volte a jorrar mais doce e abundantemente. Quem no perigo entra é tomado pelo pânico, se invocar este nome poderoso, afasta o medo, recupera a confiança. Quem, abalado pela dúvida, não verá brilhar levemente a certeza ao invocar esse nome de luz? Ninguém há que na hora do infortúnio, quando está para cair, não encontre coragem para ouvir o nome que é socorro.

Essas são as doenças da alma e este é o remédio.

Quando digo “Jesus”, vejo diante de mim um homem manso e humilde de coração, cheio de bondade, sóbrio, casto, misericordioso, exaltado na justiça e na santidade. Ao mesmo tempo, encontro-me na presença do Deus Todo-Poderoso, que me cura pelo exemplo e me fortalece com a ajuda.

Tudo isto canta dentro de mim, assim que o nome de Jesus ressoa-nos em meus ouvidos: como homem, ele oferece-me um estilo de vida, como Deus sustenta-me. Os exemplos são essências preciosas, a ajuda divina aumenta o seu valor. Desse modo, confecciono um medicamento que nenhum médico jamais será capaz de me oferecer.

Bernardo di Chiaravalle

Se Jesus está vivo,
isso é o suficiente para mim!

Se ele vive, eu vivo,
Pois a minha vida
depende dele.

Ele é a minha vida,
é o meu tudo.

O que me
Poderia faltar,
se Jesus está vivo?

Melhor ainda:
Que tudo o resto
me falte,
não me importa,

Desde que Jesus esteja vivo!

Guerrico d’Igny

Tu que percebes como nesta passagem do tempo somos mais como náufragos derrotados entre tempestades e mares do que como gente caminhando em terra firme Não tires os olhos desta estrela, se não queres ser varrido por tempestades

Se os ventos da tentação surgirem, serás empurrado para as rochas das tribulações. Olhe para a estrela, invoca Maria.

Se você é derrotado pelas ondas do orgulho, E da ambição, da depreciação, da rivalidade amarga Olhe para a estrela, invoque Maria.

Se a raiva, a ganância ou o desejo desordenado despedaçou o navio da sua mente, olhe para a estrela, invoca Maria.

Se perturbado pela grandeza de teus pecados confundido pela consciência de teu grande erro aterrorizado pelo terror do julgamento divino começarás a ser tragado no abismo da tristeza e no abismo do desespero, pensa em Maria.

Nos perigos, na angústia, nas coisas duvidosas, pensa em Maria, invoque Maria.

Seguindo-a, não errarás no caminho.

Rezando-lhe, não ficarás desesperado
Pensando nela, não te enganas
Se ela te segurar, não cairás
Se ela te proteger, não terás medo
Se ela te orientar, não te cansarás
Se ela te for propícia alcançarás a meta.

S. Bernardo

Textos e orações para baixar